top of page

A importância da introdução alimentar


Habitualmente, a introdução alimentar é um período que provoca muita ansiedade nos pais. São tantas informações, dicas e críticas, que discernir o mais adequado às vezes se torna difícil! Talvez, então, a maior dica deste post seja ter paciência neste momento tão importante, afinal o bebê precisará de tempo para se habituar aos novos sabores.


Contamos com uma variedade de métodos para introdução alimentar além do tradicional, como o BLW, alimentação responsiva e alimentação participativa e eu diria que não há, necessariamente, uma classificação de melhor ou pior dentre eles. No entanto, há o que mais se adequa à família e, muitas vezes, mesclar os métodos funciona bem.


De forma geral e em todos os métodos, a alimentação natural é o carro chefe. Portanto, alimentos ultraprocessados , como biscoitos, sucos de caixinha, petit suisse, não são recomendados até, pelo menos, 1 ano de idade. A variedade do cardápio deverá ser composta por frutas, legumes, verduras, cereais (principalmente integrais), ovos, carnes. Use temperos naturais.


Principalmente no inicio, a quantidade de alimento será possivelmente menor do que a sua expectativa, não se assuste! Além de um novo sabor, o bebê ainda não possui a habilidade de mastigação, então é absolutamente normal que grande parte do alimento “saia” da boca e isso não quer dizer que ele não está gostando.


Não liquidifique ou peneire os alimentos. Mesmo no método tradicional, recomenda-se amassar com garfo e progredir na consistência.


Não tenha pressa, acelerando a mastigação da criança. Não camufle os alimentos.

A consciência alimentar é importante na aceitação dos alimentos, tanto na introdução alimentar quanto futuramente. Isto também se aplica na atenção dada à alimentação. Evite, então, objetos como tablets, televisão ou brinquedos neste momento.


E o mais importante: não desista quando observar resistência ou não aceitação por determinados alimentos. Ofereça-os de outras formas, combinações e texturas, e se dê por vencido somente quando esgotar as opções.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
dialogar Logo Branco.png
bottom of page