top of page

Escola e família: uma parceria essencial para o desenvolvimento dos filhos


Os primeiros dias de uma criança na escola são marcados por uma cena clássica: pais ou responsáveis segurando suas lágrimas na porta da escola e educadores buscando a confiança das crianças e seus familiares. A partir disso, cada um segue seu espaço e uma porta marca a separação entre família e escola.


O momento dessa separação é importante pois marca o primeiro convívio social da criança fora do ambiente familiar, portanto é imprescindível que haja uma excelente relação e parceria entre todos para garantir o amplo desenvolvimento dessa criança.


Inúmeras pesquisas demonstram que as experiências vividas nos primeiros anos de vida têm um impacto marcante no desenvolvimento. Familiares e escola devem concordar nas decisões a serem tomadas quanto às suas responsabilidades, visando tornar esse impacto saudável. Quando essa relação acontece de forma harmoniosa, gerando confiança entre família e escola, a criança passa a ter mais segurança, valoriza a escola e o aprendizado é amplamente potencializado.


A escola precisa favorecer espaços para interação com a família, tanto de forma coletiva como individualmente. Muitas informações precisam ser compartilhadas para que ambas conheçam os fatos relevantes do desenvolvimento da criança e tenham uma real parceria na educação.


Também é importante evitar ao máximo, senão até mesmo privar as crianças de informações do mundo dos adultos. Não devem permitir que elas saibam de seus possíveis descontentamentos ou estejam perto ao fazer críticas ou falar sobre suas insatisfações. A escola e a família são muito importantes para as crianças e as mesmas precisam estar seguras com relação ao relacionamento entre essas duas instituições.


Lembrem que educação é um assunto de extrema importância e por isso deve estar tanto nas mãos da família como da escola, criando um forte vínculo de segurança e sustentação para os nossos pequenos.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
dialogar Logo Branco.png
bottom of page