top of page

Meu filho ainda não fala... É normal?



É realmente uma das maiores emoções vivenciadas pelos pais, ao final do primeiro ano de vida dos nossos pequenos, em que os sons emitidos pela criança, transformam-se de simples balbucios para palavras revestidas de significado, com intenção de comunicação. Tanto “mamã” e “papa” de reconhecimento das figuras materna e paterna são motivo de alegria. O desenvolvimento da linguagem nos primeiros anos de vida é de fundamental importância para o crescimento, avanço e inter-relação dos processos cognitivo, social e emocional.

A linguagem é o meio de conhecer e atuar no mundo. 💡 Através da linguagem a criança vai interagir com o ambiente e assim desenvolver as funções comunicativas, construindo a noção de realidade externa e interna, e ao mesmo tempo aprendendo coisas novas.

Atrasos na aquisição da fala podem acarretar prejuízos no desenvolvimento da inteligência, bem como na interação social e afetivo-emocional. Podem estar associados a fatores orgânicos, que envolvem dificuldades relacionadas aos órgãos periféricos e às falhas no sistema nervoso central, e fatores não orgânicos, que dizem respeito às questões ambientais e emocionais. Em muitos casos existe a correlação entre ambos os fatores.

Quanto mais precocemente os atrasos de fala forem diagnosticados e tratados, maior será a possibilidade de um desenvolvimento adequado de linguagem como um todo ✍ (da oralidade dependerá a escrita posteriormente), garantindo que a comunicação, a cognição e aprendizagem ocorrerão próximas aos padrões de normalidade. Para que esse processo ocorra de forma adequada e saudável precisamos enquanto família estar atentos, oferecendo estímulos que favoreçam modelos de fala corretos, bem como hábitos orais adequados, sobre os quais comentaremos futuramente.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
dialogar Logo Branco.png
bottom of page